Pular para o conteúdo principal

Ameaças Virtuais: Dicas para se proteger!

RIO - Especialistas alertam: proteger o computador e seus dados exige muito mais de você do que a simples instalação de antivírus e antispyware. A Panda Security constatou que mais de 30% dos computadores ditos "protegidos" estão infectados . Confira abaixo uma lista de dicas de como evitar os principais riscos:

- Não abra e-mails de usuários que você não conhece, por mais engraçado ou curioso que o assunto possa parecer. Mensagens de amigos ou de conhecidos que transportar arquivos anexados devem ser questionadas ao remetente antes de serem abertos. Se você estava de fato esperando algo, abra. Do contrário, desconfie. ( Andre Machado, do InfoEtc, lista as principais ameaças aos usuários de internet. Clique e leia )

- Antes de iniciar a navegação na internet, atualize o seu antivírus e antispyware. Diariamente fabricantes aumentam o volume de "vacinas" disponíveis no combate a novas ameaças, o que ajuda o computador do usuário a acompanhar o que vem sendo criado. Em seguida ative uma vistoria (scam) básica, pelo menos nos programas que você mais utiliza (neste caso, o navegador é um começo). Assim que ligar o computador, pouco antes de desligar ou quando a máquina não estiver em uso, faça a verificação completa do sistema. O ideal é adotar estas medidas diariamente, mas uma vez por semana já ajuda.

- Pelo menos a cada 15 dias grave um CD ou um DVD com tudo o que há em seu disco rígido (HD). Ameaças virtuais e criminosos digitais podem silenciosamente danificar sua memória, dados e afins, então adotar o que especialistas chamam de "backup" pode ser uma mão na roda.

- Adquira sistema operacional e programas antivírus, antispyware e antirootkit originais, com licenças de atualização e recursos gratuitos adicionais online. O Windows original, por exemplo, mantém um sistema gratuito e online de detecção de novas ameaças que ajuda o usuário a ter sempre um "especialista técnico" de olho nos problemas e ameaças para o computador.

- Evite gravar em seu computador arquivos que armazenam listas de senhas, números de cartão de crédito ou dados financeiros. Não use termos como "cartão" ou "senhas" para denominar arquivos.

- Especialistas na criação de mensagens indesejadas (spams) usam teorias e estratégias psicosociais conhecidas, como a hierarquia de necessidades de Maslow. Constroem mensagens que falam de temas relacionados a alimentação, saúde, caridade, sexo e relacionamento para atrair usuários a abrir arquivos anexados ou a clicar em endereços de internet que conduzem a sites em que são roubados dados financeiros e senhas bancárias.

- Programas de bate-papo - conversar através de softwares de mensagens instantâneas, como o MNS, Yahoo Messenger, não gera problemas. Mas existem criminosos digitais que fazem o uso de seus contatos no messenger para enviar mensagens com arquivos de supostas fotos legais ou com links de acesso a sites imperdíveis. Pergunte ao amigo com quem você está conversando se foi ele que enviou aquela mensagem com link ou com anexo. Somente após confirmar a intenção dele, clique e acesse o arquivo em questão.

- Para realizar compras pela internet ou acessar bancos online não é recomendável fazer uso de computadores públicos (de LAN Houses ou cibercafés). Se esta é a única opção, informe-se sobre os recursos de segurança adotados com o técnico ou responsável no local.

- Quem acessa bancos e serviços financeiros no computador de casa deve ficar atento à mudanças de rotinas. Se o usuário perceber que o site do banco alterou a ordem dos dados solicitados ou se informações que antes não eram solicitadas, a dica é suspender imediatamente o acesso e entrar contato com o banco.

*Com informações de Andre Machado, Panda Security e Kraft Consulting

By Globo Online

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Photo Shop sem instalação, online, vale apena conferir!

Recebi esta novidade com alegria! Pude testar e aprovar, o aplicativo é excelente para melhoramentos e correções em imagens, nada muito profissional mas com certeza é de fácil utilização e o melhor é que ao fazer seu cadastro "0800", você passa a ter direito a 2GB de espaço para armazenar as suas fotos, fora o fato do Photo Shop Express ter a opção de publicar suas fotos diretamente em seu Google Fotos, Flickr e outros. Nota, não aconselho para quem tenha internet de velocidade inferior a 100kb/s! Print Screen: Acesse:

O que é Química?

Química é a ciência que estuda a natureza da matéria, suas propriedades, suas transformações e a energia envolvida nesses processos. A química está presente em toda matéria orgânica e inorgânica, natural e artificial e tem contato diário e direto com o homem. Um Pouco de História... Podemos dizer que tudo começou com o homem primitivo, quando ele aprendeu a ``produzir o fogo", a coser seus alimentos, a fazer tintas para se pintar, a usar plantas como remédio para suas doenças, etc. No começo da era cristã, surgiram os chamados alquimistas, que sonhavam em descobrir o ``elixir da longa vida", Aperfeiçoaram técnicas de metalurgia, introduziram a química medicinal, sintetizaram várias substâncias, isolaram outras, além de terem registrado um grande número de experimentos em suas observações। A partir do século XVII, a ciência se transforma, tornando-se mais experimental e menos filosófica. Dentre os cientistas com essa nova proposta, destacam-se o inglês Robert

Tradução do Puppy Linux para o português!

Segue vídeo explicativo: Agradecimentos: Equipe PuppyBrasil.org traduzindo nosso Puppy para Portugues Brasil. Visite o sitio http://www.puppybrasil.org Patrocinador: A loja especializada em colchões, colchonetes e cama-box:  Colchões Store  agradece sua visita.