Pular para o conteúdo principal

Otimizando seu Windows 98/ME


Efeitos e animações consomem recursos e deixam seu micro mais lento.

Clique com o botão direito na sua área de trabalho e escolha propriedades. Na aba "efeitos" desmarque todas as opções.


Drivers de dispositivo


Em primeiro lugar, procure baixar os drivers mais recentes para todos os componentes do micro: modem (caso você esteja usando um softmodem), placa de som, drivers de bus mastering e em especial para a placa de vídeo. Drivers novos costumam apresentar grandes avanços em relação aos que vem no CD-Rom de drivers da placa, ou os que são instalados automaticamente pelo Windows. Para substituir o driver antigo pelos atuis, basta abrir o gerenciador de dispositivos (painel de controle/sistema/gerenciador de dispositivos), clicar sobre o dispositivo, propriedades, driver e em seguida "atualizar driver".

Bons lugares para procurar drivers são o www.winfiles.com ou www.drivershq.com

Atualizações

Além dos drivers de dispositivos mais novos, também é importante baixar as atualizações para o próprio Windows, que podem ser encontradas em http://windowsupdate.microsoft.com/ , http://updates.zdnet.com/ ou

Configuração de pastas (apenas no Windows ME)

Abra "meu computador", "exibir", "opções de pasta". Por default o Windows ME usa as opções mais cosméticas, que apesar de bonitinhas tornam o micro perceptivelmente mais lento. Se a preocupação maior é com o desempenho, as melhores opções aqui são:

* Usar a área de trabalho clássica do Windows
* Usar pastas clássicas do Windows
* Abrir cada pasta em sua própria janela

Office 2000

Se você usa o Office 2000, não deixe de executar periodicamente o "TUNEUP.EXE" que está na pasta C:\arquivos de programas\microsoft office\office . Este utilitário otimiza os arquivos que o Office utiliza, melhorando seu desempenho.

Acesso a disco

Clique com o botão direito sobre "meu computador", escolha "propriedades" e em seguida "performance".
Na guia "sistema de arquivos" mude para Servidor de Rede. Isto aumentará o cache do disco rígido, melhorando o acesso.

Fat 32

Se você ainda estiver usando Fat 16, converter sua partição de disco para Fat 32 também ajudará na performance, pois por ter clusters menores, além de desperdiçar menos espaço, o acesso a disco acaba sendo um pouco melhor, já que existem menos espaços em branco no final de cada cluster.
Você pode usar o conversor do Windows 98 para fazer isso sem perder dados. Está no menu iniciar/programas/acessórios/ferramentas de sistema. O uso de FAT 32 é vantajoso apenas em partições com mais de 1 GB. Em partições pequenas, a FAT 16 ainda é mais rápida.

System File Checker (apenas Windows ME)

Apesar de ser um recurso bastante útil, o System Restore do Windows ME ocupa muito espaço no HD. Você pode diminuir isso através de: meu computador > propriedades > performance > sistema de arquivos > disco rígido.

Na opção "System Restore disk space use" escolha 200 MB (o mínimo). Isso evitará que o System Restore armazene instantâneos muito antigos do seu sistema, que só serviriam para desperdiçar espaço em disco.

Arquivos de inicialização

Apesar de manjada, esta é a dica mais importante: Deixe o mínimo possível de programas em inicialização automática. Isto por sí só já tornará seu sistema muito mais leve. Deixe para abrir os programas apenas quando precisar deles.

Você pode configurar isso facilmente usando o MSCONFIG (iniciar/executar/msconfig). Quanto menos programas inicializando junto com o Windows melhor.

Altere a memória virtual (swap file/cache de disco) do sistema.

Quando temos pouca memória em nosso micro, o sistema destina uma área do disco rígido para ajudar na execução de grandes programas, os que usam muita memória. É por este motivo que o micro fica muito mais lento e trava com mais facilidade se nosso HD está cheio, pois o Windows não consegue muita área disponível para gerenciar esta "memória virtual". Se sabemos o quanto temos de ocupação em disco e limitamos o tamanho desta área destinada à memória virtual, conseguimos um bom ganho no desempenho e uma área do HD com 2 ou 3 vezes a quantidade de memória que o micro possui, é o suficiente para a grande maioria dos usuários, experimente. Clique no ícone "Sistema" do Painel de Controle e na aba "Desempenho". Clique em "Memória Virtual" e marque "Especificar minhas próprias configurações de memória virtual", use o mesmo valor para "mínimo" e "máximo". Se o seu micro possui 32Mb de memória, especifique 96, se 64 use 128 e assim por diante. Use o raciocínio inverso para micros com grande quantidade de memória, uma vez que não há necessidade de grandes áreas de disco para esta função. Se observar problemas durante a execução de algum programa, altere estes valores, de forma a otimizar seu micro para as suas necessidades.

Acelere o Boot


Clique com o botão direito do mouse sobre o programa MSDOS.SYS que está em C:\ e escolha "Propriedades". Desmarque as opções "Somente leitura" para que ele possa ser editado e use o Bloco de Notas para abrí-lo. Abaixo de [Options] adicione a linha abaixo:
Bootdelay=0
Caso não tenha encontrado o MSDOS.SYS em C:\, é porque o Windows esconde arquivos do sistema por default e para visualizá-lo, clique em "Ferramentas", "Opções de Pasta" e em "Modo de Exibição", marque a opção "Mostrar Pastas e Arquivos Ocultos". Dê Ok e vários arquivos surgirão neste diretório.


Compre mais memória RAM

É outra dica manjada, mas que muita gente esquece. Se você estiver usando um micro antigo, um Pentium 166 por exemplo, considere o uso de 64 MB de memória. Caso você esteja num micro mais moderno, apartir de um K6-2 300 então considere o uso de 128 MB de memória. Mais memória torna o sistema muito mais rápido, por evitar o uso de memória virtual. A quantidade de memória RAM é, na maioria dos aplicativos, mais importante que o processador, principalmente se você costuma abrir vários aplicativos ao mesmo tempo.

Autor/fonte: Carlos E. Morimoto
Modificações
: Tumati

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Photo Shop sem instalação, online, vale apena conferir!

Recebi esta novidade com alegria! Pude testar e aprovar, o aplicativo é excelente para melhoramentos e correções em imagens, nada muito profissional mas com certeza é de fácil utilização e o melhor é que ao fazer seu cadastro "0800", você passa a ter direito a 2GB de espaço para armazenar as suas fotos, fora o fato do Photo Shop Express ter a opção de publicar suas fotos diretamente em seu Google Fotos, Flickr e outros. Nota, não aconselho para quem tenha internet de velocidade inferior a 100kb/s! Print Screen: Acesse:

O que é Química?

Química é a ciência que estuda a natureza da matéria, suas propriedades, suas transformações e a energia envolvida nesses processos. A química está presente em toda matéria orgânica e inorgânica, natural e artificial e tem contato diário e direto com o homem. Um Pouco de História... Podemos dizer que tudo começou com o homem primitivo, quando ele aprendeu a ``produzir o fogo", a coser seus alimentos, a fazer tintas para se pintar, a usar plantas como remédio para suas doenças, etc. No começo da era cristã, surgiram os chamados alquimistas, que sonhavam em descobrir o ``elixir da longa vida", Aperfeiçoaram técnicas de metalurgia, introduziram a química medicinal, sintetizaram várias substâncias, isolaram outras, além de terem registrado um grande número de experimentos em suas observações। A partir do século XVII, a ciência se transforma, tornando-se mais experimental e menos filosófica. Dentre os cientistas com essa nova proposta, destacam-se o inglês Robert

Tradução do Puppy Linux para o português!

Segue vídeo explicativo: Agradecimentos: Equipe PuppyBrasil.org traduzindo nosso Puppy para Portugues Brasil. Visite o sitio http://www.puppybrasil.org Patrocinador: A loja especializada em colchões, colchonetes e cama-box:  Colchões Store  agradece sua visita.