
Como todos sabem o projeto Kurumin NG, foi descontinuado, o que representa com certeza um retrocesso para a comunidade Linux Brasil.
O projeto era mantido por Carlos E. Marimoto e Leandro Santos, segue abaixo palavras do própio Leandro:
"(…) infelizmente terei que voltar atrás da minha decisão de continuar o projeto Kurumin NG (…) acontece que não irei suportar a pressão para manter algo onde faço por prazer e não por dinheiro, não adianta nada eu tentar ir pra frente se muitos estão querendo me puxar para trás, tenho plena consciência de que estou manchando o meu nome neste meio (…) não importa o que agente fez em 4 ou 5 anos, pois a única coisa que será lembrada será nosso último erro, a maioria das pessoas são ingratas, infelizmente. Quero admitir ainda que errei ao não comunicar a comunidade sobre a dificuldade que estava tendo para manter o Kurumin NG, se o tivesse feito quem sabe teríamos montado uma equipe e continuado com o mesmo, sem gerar este stresse todo.
(…) não há dúvidas de que cometi muitos erros, principalmente os citados acima, mas o que mais pesou na minha decisão foi perceber que durante todo o tempo que me dediquei para o Kalango e o Kurumin NG sempre recebi muitos comentários preconceituosos e sem cabimento (…)"
Mas nem tudo são más notícias uma nova distribuição Linux baseada no Debian e no falecido kurumin foi lançada. Ainda na versão 1.2 o Tatuí Linux, promete se tornar uma grande distro, com o diferencial de ser totalmente brasileira.Especificações: O Tatuí Linux pode ser baixado gratuitamente, trata-se de um live-CD que contém também a opção de ser instalado no PC, seu desktop padrão é o KDE, e vem com o Merlin, baseado no conhecido ícones mágicos do Kurumin, porém este foi modificado para que os aplicativos possam ser encontrados ou mesmo alterados por usuários iniciantes. O kernel é o mesmo usado no Debian Lenny o que garante alta compatibilidade.
Vale a pena baixar e testar e espero sinceramente que o projeto vá para frente, pois trata-se de uma grande iniciativa, e a comunidade Linux brasileira merece isto.
Comentários
Postar um comentário
Serão aceitas dúvidas, comentários a favor ou contra a postagem desde que não haja desrespeito ao editor e aos leitores do blog.