Pular para o conteúdo principal

Os agentes e gestores públicos e seus diferentes poderes e deveres no cumprimento de suas atribuições.


Para a realização plena de suas atividades, o agente público conta com diversos deveres e poderes, todos estes respeitando o princípio básico da legalidade.
De acordo com Souza (2015), entre os poderes previstos em lei, destacam-se:

  • Poder vinculado, responsável por garantir a Administração Pública a prática de certos atos em que é mínima ou inexistente sua liberdade de atuação.
  • Poder discricionário, onde a administração pública já possui uma razoável liberdade de atuação, agindo de acordo com sua conveniência.
  • Poder hierárquico, ao qual existe um certo grau de subordinação entre os diversos órgãos e agentes do Executivo, neste rege a distribuição de funções de seus órgãos e de seus agentes.
  • Poder regulamentar, conferido aos Chefes dos Poderes Executivos (Presidente, Governadores e Prefeitos) para expedir decretos e regulamentos. E decorre de competência diretamente constitucional (art. 84 da CF).
  • Poder disciplinar, diretamente relacionado ao poder hierárquico, e é a faculdade que a Administração Pública possui de punir as infrações funcionais de seus servidores e demais pessoas sujeitas à disciplina dos órgãos e serviços da Administração.

Deve-se também atentar ao Poder de polícia, instrumento que a administração utiliza para proteger e promover o interesse público, este possui sua fundamentação no art. 78 do Código Tributário Nacional, e também se apoia no princípio da Supremacia do Interesse Público sobre o Privado.
Quanto ao deveres Souza (2015) destaca:

  • Poder-dever de agir, este é conferido a administração para atingir o fim público, e representa um dever de agir e uma obrigação do administrador público de atuar em benefício da coletividade, de forma irrenunciável e obrigatória.
  • Dever de eficiência, trata-se basicamente do dever de se executar uma boa administração.
  • Dever de probidade, um dos mais importantes se direciona a necessidade de atuar em consonância com os princípios da moralidade e honestidade administrativa.
  • Dever de prestar contas, constitui um dever inerente do administrador público a prestação de contas.

Os poderes e deveres administrativos destinam a instrumentalizar o Administrador Público para o atingimento do objetivo final do Estado, que é a satisfação dos interesses públicos. Exceder os limites das atribuições ou desviar das suas finalidades constitui abuso de poder e, consequentemente, prática de ato ilícito.



Referências Bibliográficas:

SOUZA, Laís. Poderes e Deveres do Administrador Público. Faculdade de Administração e Negócios de Sergipe - Fanese – Sergipe Revista do Curso de Direito - Vol 5 - N 1 – Outubro/2015

ALEXENDRINO, Marcelo; PAULO, Vicente. Direito Administrativo. 10ª ed. Niterói: Editora Impetus, 2006.


Durão, Pedro. Direito Administrativo. 4ª ed. Salvador: Editora Viajurídica, 2014.





Parceiro do Blog:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Clube Atlético Mineiro, Campeão Mineiro 2010!

É CAMPEÃO!! GALO! Grande vitória, 1 gol de Tardelli e 1 de Marques! 40 Títulos mineiros!! Ta, ta, ta, Tardelli! Patrocinador: A loja especializada em colchões, colchonetes e cama-box:  Colchões Store  agradece sua visita.

O que é Química?

Química é a ciência que estuda a natureza da matéria, suas propriedades, suas transformações e a energia envolvida nesses processos. A química está presente em toda matéria orgânica e inorgânica, natural e artificial e tem contato diário e direto com o homem. Um Pouco de História... Podemos dizer que tudo começou com o homem primitivo, quando ele aprendeu a ``produzir o fogo", a coser seus alimentos, a fazer tintas para se pintar, a usar plantas como remédio para suas doenças, etc. No começo da era cristã, surgiram os chamados alquimistas, que sonhavam em descobrir o ``elixir da longa vida", Aperfeiçoaram técnicas de metalurgia, introduziram a química medicinal, sintetizaram várias substâncias, isolaram outras, além de terem registrado um grande número de experimentos em suas observações। A partir do século XVII, a ciência se transforma, tornando-se mais experimental e menos filosófica. Dentre os cientistas com essa nova proposta, destacam-se o inglês Robert ...

Kurumin NG 8.06 Final, a união faz a força!

A união faz a força, projeto nascido apartir de uma parceria entre Leandro Santos, desenvolvedor do Kalango Linux e Carlos E. Morimoto, do Kurumin Linux. Com esta parceria hove a fusão do melhor de dois mundos! Trata-se de um Live-CD, ou seja, roda inteiramente do CD sem necessidade de instalação, apesar disso pode perfeitamente ser instalado no HD, como qualquer distribuição tradicional. Ao dar boot com o CD, ele reconhece automaticamente todo o hardware do computador e o configura automaticamente, não importa qual a configuração, se os componentes forem compatíveis com o Linux o sistema se encarregará de deixa-lo funcionando sem nenhuma intervenção do usuário. O foco é sempre a facilidade de uso, para isso simplificamos ao máximo a distribuição de modo que um usuário inexperiente possa realizar tarefas do dia-a-dia como: Navegar na Internet, Receber E-mail, Bater Papo, Escutar Músicas, Ver Vídeos e muito mais. Os programas são fáceis de achar devido a organização e padron...